Vinho & Madeira.
Será que o vinho para ser “bom” tem que passar por madeira??
“Envelhecer em carvalho”.
O correto seria dizer “amadurecer”, principalmente quando falamos de “seres vivos”, incluindo nós mesmos …
O que seria da uva … se todos gostassem somente do abacaxi” ou da Banana ??!!
– A diversidade nasceu para ser apreciada e respeitada!!!!
Tintos e brancos são envelhecidos ou até fermentados em barrica de carvalho.
Muitos bons produtores (as) acreditam que o carvalho não seja apenas um “ingrediente” e sim um instrumentos para ressaltar suas próprias qualidades.
– Como o carvalho é poroso, permitindo uma pequena e controlada passagem de ar, o amadurecimento em barrica pode promover uma série de reações químicas lentas e graduais.
Os taninos ficam mais macios e elegantes e o vinho mais complexo, desde que “sabiamente usada”.
Para que um vinho possa ser amadurecido em carvalho, ele deve ter estrutura e corpo suficientes para isto, ou então a madeira acaba ficando muito proeminente, dominante até, e o vinho … na minha concepção: “morre”!!
Existem muitos tipos de carvalho de diversas procedências , portanto há de se tomar muito cuidado com isso, caso contrário, ao invés de um vinho amadurecer e aumentar suas qualidades, ele sucumbirá rapidamente.
– Além do fato, imagino eu, que você não quer “degustar madeira líquida”, ao invés do vinho , propriamente dito ?? não é?? ou Estou enganada??
Para o bom produtor(a) a utilização do carvalho é uma arte … ele tem a sensibilidade de decidir quanto tempo o vinho deve permanecer em contato com a madeira, em que tipo de barrica, qual “tostadura”, carvalho novo ou usado e ainda intercalando as “tiras” e assim por diante.
– Usado com maestria o carvalho pode ser essencial para conferir elegância,complexidade e até aumentar o potencial de vida do mesmo, sem ele, muitos dos Grandes Vinhos Tintos e Brancos … não existiriam.
Mas … “bom senso” , pois muitas boas e sãs garrafas já sucumbiram por aí por excesso e uso indiscriminado de madeira errada … e, Infelizmente, somente para atender “alguns críticos” !!
– Além do fato, de provocarem reações enzimáticas, que não te farão bem!!
Afirmo que, Se este são alimento o “Vinho” fosse para ser igual “estandardizado” em todos os lugares do mundo … todos estariam tomando “Coca-Cola”.
“Think about, it!!” Como enfaticamente aponto em nossos Cursos: Não Bebam “Notas que Alguém pincelou”, por algum motivo, Nem “glamour” e falsa aparência, Enxergue a Essência!!
– Independente de VOCÊ GOSTAR OU NÃO de um Vinho, Você têm que Saber discernir se foi Seriamente Vinificado Ou Não”!!
That´s all.
Paola Pedron
Tags:antidepressivo, conteúdo, corporativo motivacional, Curso de Harmonização de Vinhos, Dia dos Pais, Experiência Vivencial, saúde, Vinho, Vinho & Health, vinho e capacitação, Vinho e harmonização