Você e seu DECANTER – Como decantar – como comprar

Postado em por

Você e seu Decanter neste Verão.

Como fazer para aerar seu vinho e ou decantar e refrescar rapidamente – o que fazer

Ainda mais em temperaturas altas, Muita gente opta por não tomar vinho, pois o calor é muito, Erro enorme (pronto falei), ajuda na tua pressão arterial, diminue a circunferência abdominal, aumenta tua circulação (mas isso é historia pra outro post).

Vinho no Verão?? Sssimmmmm – Bora refrescá-lo mais, mesmo o vinho, de maior material fenólico. (corpo)

Dica e reflexão.
Calorão … puxaaa!! Aqui no Brasil lugares com a sensação térmica chegando a 50°C, 60°C, 80°C ??? e aí … Senhor meu Pai ??
devo ou não tomar vinho? Basta controlar a temperatura e a quantidade, o vinho seriamente feito vai te beneficiar, Aumentar sua disposição e imunidade, além de muito mais. Lembre que o melhor horário para se degustar vinho é à noite em seu jantar ou ceia.

Recentemente uma aluna querida, de uma loja perguntou-me.
Paola, tem diferença entre os decanteres?? Estou escolhendo, e não sei direiro o que escolher?
– Boca larga, boca fina, decanter com maior ou menor diâmetro, peso, alça … como faço, fino, grosso??
* Quanto maior o bojo do decanter, melhor. Ajudará na oxigenação mais rápida e também no resfriamento.
* Cuide do peso , pois ele tem que ser de fácil manuseio, de que adianta um decanter extremamente pesado, com design todo diferente e você não ter condições de “cuidar” do vinho, que colocou lá dentro, pois está difícil manusear o decanter ??!!
* uma boca larga de preferência de corte oblico, “inclinado” e não reto …
* e o cristal, precisa ser relativamente grosso, pois no muito fino, o risco de quebrar facilmente é bem grande, tanto no servir, como no lavar.
* a alça ou onde você coloca a mão para segurar o decanter precisa dar-lhe firmeza ( pois imagine-o com o vinho dentro e fazendo o movimento de servir).

** Resumindo: o Decanter precisa ser “jeitoso” e te ajudar e não atrapalhar.

Como decantar?


Para decantar vinhos jovens que não contém depósito, basta verter o conteúdo da garrafa para um decanter ou uma jarra. Ou ainda um copo bem Bojudo.

O ideal é que o vinho tenha bastante contato com o ar, para que possa se abrir e liberar seus aromas. Você pode até mesmo usar um funil aerador (de cristal de preferência).
No entanto, para vinhos muito mais velhos, que já estão em um estado mais delicado, o ideal é abrir as garrafas e decantar somente na hora de servir.

E os depósitos residuais ? ( aquelas poeirinhas – a borra?)

Vinhos que contém depósito, devem ser decantados com cuidado, de forma a não passar a borra da garrafa para o decantador.

Se a garrafa estiver na horizontal, evite ao máximo agitá-la e tente abri-la sem passá-la para a posicão vertical. Existem suportes para isso ou use sua criatividade.

Verta com cuidado o vinho da garrafa para o decanter lentamente observando se passa algum depósito.
Vocé também pode usar um funil com peneira, mas não é necessário. Geralmente o depósito se concentra no fundo da garrafa.

Então é suficiente deixar mais ou menos um dedo de vinho no fundo da garrafa e vocè não terá problemas, se verter com cuidado.
Assim que observar ( através do vidro do gargalo da garrafa) algum sedimento vindo pelo gargalo, pare de verter. E aí, pronto seu vinho está decantado.

Tin tin e até breve.
Paola Pedron

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,